Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010



AVALIAÇÃO DO 1º PERIODO


Pretende-se com esta avaliação fazer uma análise/reflexão do que foi feito ao longo do Primeiro Período Lectivo relativamente ao estipulado no Projecto Curricular de Grupo e ao Plano Anual de Actividades.
Sabendo que todas as actividades são articuladas entre as diferentes áreas de Conteúdo e que estas se tornam transversais.
As actividades desenvolvidas partem sempre de uma actividade central (Plano Anual Actividades) para actividades diversificadas de forma a permitirem á criança experiências e aprendizagens diversificadas.
Como previsto no Projecto Curricular de Grupo, as actividades partem de uma actividade desencadeadora, de um ponto de partida como sejam: uma história, um acontecimento ou uma festividade para a organização de tarefas que permitem uma articulação com as diferentes áreas curriculares, como por exemplo, se a ênfase fosse colocada na estimulação da linguagem oral, procuraria articular com os outros domínios e áreas como a formação pessoal, o raciocínio matemático ou a expressão artística.
Desta forma o objectivo foi sempre proporcionar às crianças diferentes aprendizagens mas com sentido para elas. Cada actividade tem que ser compreendida pela criança e adaptada á sua idade e personalidade, tendo em conta, claro a socialização!
Nas primeiras semanas valorizou-se a organização educativa, de forma a criar condições para o desenvolvimento de relações interpessoais, de autoconfiança e confiança do grupo. Como o conhecimento do outro, do espaço, do tempo e dos materiais, condição de responsabilização e autonomia da criança e do grupo, á semelhança do ano anterior foram criados cartões de identificação com a foto de cada criança e o seu nome impresso, a identificação do seu cabide, a identificação dos diferentes espaços de actividades, a arrumação dos materiais. Estabeleceram-se, de comum acordo, as regras e normas de convivência e de funcionamento na sala bem como identificámos cada espaço da sala e estabelecemos “quantos podem estar” em cada área. Elaboraram-se os painéis organizativos: presenças, calendário, actividades, do tempo, da semana e dos aniversários

As actividades previstas no Plano Anual de Actividades foram todas cumpridas e devidamente articuladas pelas diferentes Áreas de Conteúdo tornando-se transversais. Assim, segundo o Plano Anual de Actividades: Recepção aos Alunos: as crianças foram recebidas com uma sala enfeitada com balões, música e muito boa disposição. Antes de regressarem a casa receberam uma pequena prenda de boas vindas. Semana da Música: actividades centradas na peça musical de Prokofiev, “Pedro e o Lobo”. Estas actividades passaram por todas as áreas de conteúdo e culminaram com a visualização em projecção do filme “O Pedro e o Lobo” para o qual foram convidados os alunos do 1º Ciclo de Aldeia Gavinha.  
Para o Dia Mundial da Alimentação, partimos da história “A Lagartinha Comilona” de Eric Carl e mais uma vez passámos por todas as áreas de Conteúdo desde as Expressões á Matemática. No Pão por Deus, elaboramos os saquinhos e fomos pelas ruas “pedir o pão por Deus” tradição desta região que queremos manter. Depois veio o S. Martinho e a sua lenda e a venda de castanhas pela comunidade. Esta festa envolveu toda a população da Aldeia bem como a Junta de Freguesia que nos arranjou um carro de assar castanhas. Por fim começamos os preparativos para o Natal, que como sempre é a Festa das Festas pois os Pais participam muito e envolvem-se na preparação de actividades para apresentarem aos filhos. O Natal envolve actividades muito diversificadas desde o Conhecimento do Mundo á Expressão Musical…
Em Outubro foi criado o Blogue do nosso Jardim: jardimdaaldeia.blogspot.com, que tem como objectivo divulgar as nossas actividades junto dos Encarregados de Educação e de toda a Comunidade Educativa.



     Em relação aos pais e comunidade, e conforme consta no Projecto Curricular enfatizou-se o envolvimento dos pais na vida quotidiana do contexto do jardim-de-infância, através de um trabalho cooperativo com os pais e comunidade.
    Em termos de contactos formais, este período realizaram-se três reuniões de Pais. Nestas, para além da resolução de assuntos de ordem organizacional e de funcionamento do jardim-de-infância bem como das visitas de estudo (3), foi feita uma apresentação do projecto pedagógico e um levantamento das actividades que constam no Plano Anual.
Privilegiou-se os contactos informais, pela possibilidade que temos em contactar diariamente com quase todos os Encarregados de Educação ou outros familiares (avós).
Esta participação dos Pais esteve visível em todas as solicitações, quer na colaboração dos «trabalhos de casa» com os filhos, quer na realização de animações na Festa de Natal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Já chegou a Primavera!!!

As nossas fotos